Header widget area left
Header widget area right
ep-estrategias

Toda ação de marketing, seja ela política, eleitoral ou governamental, sustenta-se no planejamento estratégico. Estratégia é um termo que vem do grego arcaico strategia e significa “a arte do general”.

Após a definição do público-alvo e do posicionamento, o ponto de partida será o levantamento da identidade do candidato (suas características pessoais, história política, origem, valores, formação escolar etc.). A comunicação precisa conhecer detalhes do “produto” que irá oferecer. Algumas qualidades serão esquecidas, outras destacadas.

Tal qual o general em uma guerra, é fundamental conhecer profundamente do terreno, as potencialidades e defeitos do exército adversário e as nossas. A qualidade das informações que serão analisadas é determinante para a definição de uma estratégia adequada. Planejar com base em informações imprecisas ou erradas leva a um final desastroso.

O planejamento em campanha eleitoral deverá abranger três níveis complementares: o estratégico, o tático e o operacional.

A escolha da estratégia de comunicação da campanha significa definir os meios a serem utilizados para que o eleitor-alvo decida votar em um candidato. Deve ser sustentada no tripé informação-propaganda-promoção, tendo como premissa o eixo político da campanha.

A pesquisa é ferramenta fundamental no planejamento estratégico de uma campanha eleitoral. São costumeiramente utilizadas com o objetivo de interpretar, à luz da psicanálise e de técnicas cognitivas e associativas, as razões profundas dos eleitores para a escolha e definição de voto.

A partir deste briefing será elaborado o conceito da campanha, ou seja, o conjunto de ideias que o eleitor fará do candidato. É a meta da comunicação. Na prática, significa detectar “palavras-chave”, adjetivos que componham a identidade do candidato e, ao mesmo tempo, sejam desejados pelo eleitor.

O conceito almejado é a base para definição da imagem da campanha – composta pelo programa do candidato, slogan e logomarca, tom de voz, matizes do discurso, símbolos culturais a serem destacadas, cores da campanha etc. – a ser trabalhada em todas as frentes de ações táticas e operacionais.