Nossas Notícias e Novidades

26 de outubro de 2017

A internet e o marketing político

A internet ainda é pouco explorada pela classe política brasileira, infelizmente. Mesmo com o grande crescimento dos internautas, principalmente com aparelhos celulares.

No entanto, já é possível perceber alguns sinais de mudanças no comportamento dos políticos, principalmente dos parlamentares mais jovens, que mantém contatos com a sociedade por meio das redes sociais (facebook, twitter, instagram, site, blog, etc).

O exemplo Barack Obama ratificou a importância da internet no meio político. O democrata conseguiu aumentar o seu poder de mobilização com a web. Chamamos isto de “redes sociais”, onde alguém usa a internet para se relacionar com diversas pessoas, dos mais diferentes segmentos sociais, valores e orientações ideológicas.

Ainda são poucos os políticos que usam a internet como um novo meio de contato com a sociedade, e como eu disse acima, são justamente os políticos mais jovens que conseguem entender essa oportunidade que a internet proporciona. Isto se justifica pela facilidade que os mais jovens têm em manusear a web.

A inserção dos políticos nas redes sociais é uma questão de estratégia.

Se você quer falar com os jovens e ganhar seu apoio, tem que ir onde eles estão. E hoje, quase 90% possuem acesso à internet, seja em casa, espaços públicos, lan-houses ou até mesmo pelo celular. Foi assim que Obama conseguiu convencer os jovens americanos a votar (já que nos EUA o voto é facultativo e a participação da juventude sempre foi inferior).

A internet veio para ajudar. Por trás disso tudo está a necessidade que os políticos têm em manter um diálogo aberto com a sociedade, a necessidade de abrir fluxos de comunicação com os seus eleitores, de prestar contas de sua atuação administrativa e parlamentar.

E como vivemos numa sociedade bombardeada por informações de todos os gêneros, não há espaço para todos os políticos. E daí surge à necessidade de criar suas próprias ferramentas de contato com a sociedade.

Todo e qualquer político que não prestar contas de suas ações e não se comunicar claramente com o seu eleitor estará fadado à derrota. Prova disso é a taxa de renovação nas casas legislativas, que chega a 60%.

Nossos políticos, principalmente os mais incrédulos, precisam entender que a política mudou, e as formas de manifestações também mudaram.

Hoje, muitos grupos da sociedade civil organizada reivindicam por meio de abaixo-assinados realizados pela internet. Expõem e discutem temáticas nas redes sociais.

Temos a solução ideal para você político, queremos desenvolver uma estratégia focada para o seu sucesso. Antecipe-se aos seus concorrentes, pois eles também estão lendo esse artigo.

Procure-nos….

Ronnie Annunciação – É Membro da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP), participou nos níveis estratégicos de diversas campanhas eleitorais e planejamento de mandatos. Atualmente é sócio-diretor do Portal Estratégias Políticas, da Two.up Merchandising e da Ooz Participações Editora e Propaganda. É escritor, colunista de política e de jornalismo em diversos jornais, revistas e sites.
estrategiaspoliticas

About estrategiaspoliticas

  •  

Leave a Comment