Nossas Notícias e Novidades

24 de outubro de 2017

Vendedores de Sonhos….

Ganham aos quatorze anos a primeira gravata, com as cores do partido que melhor os ilude.

Aos quinze, seguem a caravana. Aplaudem conforme o cenho das chefias. São os chamados anos de formação. Aí aprendem a compor o gesto, a interpretar humores, a mentir honestamente. Aprendem a leveza das palavras, a escolher o vinho, a espumar de sorriso nos dentes. Aprendem o sim e o não mais oportuno.

Aos vinte anos, já conhecem pelo cheiro o carisma de uns, a menos-valia de outros, enquanto prosseguem vagos estudos de direito ou economia. Estão de olho nos primeiros cargos; é preciso minar, “des”minar, intrigar, reunir.

Só os piores conseguem ultrapassar essa fase. Há então os que vão para os municípios, os que preferem os organismos públicos. Tudo depende de um golpe de vista ou dos patrocínios à disposição.

É bem o momento de integrar as listas de elegíveis, pondo sempre a baixeza acima de tudo. A partir do parlamento, tudo pode acontecer: diretor de empresa pública, coordenador de campanha, assessor de ministro, ministro, diretor executivo, presidente da caixa, embaixador no fim do mundo, mais à frente, para coroar a carreira, o golden-share de uma cadeira ao pôr-do-sol.

No final, para os mais obstinados, pode haver nome de rua (com ou sem estátuas), flores de panegírico, fanfarras e… Formol…!

Pincei um trecho do livro “Movimentos no Escuro” do poeta português José Miguel Silva, que traduziu como poucos a condição política mundial.

Alguns políticos movidos pela ganancia que nos submetem aos mais diversos desafios, até mesmo os elegerem. Políticos eleitoreiros, que sem a mínima estratégia, sem grupo, sem equipe e também sem o apoio dos parentes, nos contratam para simplesmente vender seus sonhos.

Moral da história, para os políticos que buscam futuro no pleito, procurem com antecedência seus familiares, amigos e principalmente os profissionais de campanha, para desenvolverem com antecedência as estratégias políticas e os planos de governo.

Nós, profissionais de campanha estudamos nos aperfeiçoamos e trabalhamos para não apenas vender sonhos, mas sim, projetos concretos que proporcione conforto e bem estar da população, que nos dias de hoje sofre com alguns políticos que divulgam falsas promessas, mentiras e em muitos casos acabam líderes de esquemas de corrupção.

Ronnie Annunciação – É Membro da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP), participou nos níveis estratégicos de diversas campanhas eleitorais e planejamento de mandatos. Atualmente é sócio-diretor do Portal Estratégias Políticas, da Two.up Merchandising e da Ooz Participações Editora e Propaganda. É escritor, colunista de política e de jornalismo em diversos jornais, revistas e sites.
estrategiaspoliticas

About estrategiaspoliticas

  •  

Leave a Comment